Translate

sábado, 20 de novembro de 2010

O princípio da defesa incondicional

Somos educados no príncípio da cumplicidade. Os filmes americanos fazem muito apologia a isso. É o herói que pelo amor do País, prende todos o bandidos. É a ajuda de muito amigos para que um alcance um objetivo.
Na verdade o princípio da cumplicidade é o principio da equipe, se um da equipe errar, todos se responsabilizam pelo erro. E se um ganhar, todos da equipe comemoram, por que é como se todos ganhassem.
Não devemos confundir cumplicidade, com defesa incondicional, que é o grande mal da humanidade.
O princípio da defesa incondicional diz: "pertenço e esse grupo, equipe, bando, tribo,etc, e irei defende-lo até morrer, por que é esse, é a  verdade".
O exemplo mais próximo é a religião, mas vemos em torcida de de times, pardidos políticos, gangues juvenis, etc. Na religião a fé incondicional imposta impedem as vezes o questionamento da própria religião. Os seres humanos são dotados de um senso incomum que faz com que possamos viver em constante questionamento com a vida. Isso é bom, haja vista que evoluimos ao questionarmos. Mas perder esse senso por estabelecer um verdade incondicional, que alguns erroneamente o chamam de fé é incompreencível. São essas ideias que levam aos antigos sacrífios humanos, aos suícidios em massa,  as gerras santas, as divisões religiosas, e até mesmo a manifestação satânica do mal que esquece a tolerância e o amor pregado em todas a religiões conhecidas.
Devemos ser cumplice sim, das boas idéias, mas tomarmos cuidado para não defender uma mentira.
Não é isso então, a defesa incondicional, pregados em alguns grupos, um importante elemento que gera a violência? Muitos morrem pelo partido, e até pelo time de futebol. Uns por crer em algo, perde a própria razão do ser.
A violência, é fruto da falta de alternativa, "informação real" do que está acontecendo. pseudo bruxas queimadas, santos martirizados, Falsos traidores execultados, por causa de que? Uma informação erronea e não transparente. Por que a violêcia? simples! estam crendo  em uma mentira. Defende-se algo que não é verdade. Ignorantes sem alternativas estão espalhados pelo mundo acreditando em uma psedo verdade que não se consegue provar, por staus, sobrevivência, oportunidade política... 
Por que essa violência?...

Nenhum comentário:

Postar um comentário