Translate

terça-feira, 30 de novembro de 2010

Princípios da igualdade de direitos


"Cartas apreendidas em agosto no presídio de Catanduvas (PR), destinadas a chefes do Comando Vermelho, pediam autorização para matá-lo[José Júnior, 41, coordenador do Grupo AfroReggae]. A polícia acredita que os autores foram os traficantes Luciano Martiniano da Silva, o Pezão, e Fabiano Atanásio da Silva, o FB.
- Posso ser mal interpretado e é tudo o que os reacionários querem ouvir: eu não queria que os bandidos morressem. Não é um exercício de generosidade, bondade, mesmo com pessoas que tramaram contra mim e que poderiam me pegar como refém" 
folha fonte: http://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/837713-criminosos-ja-estavam-arrasados-diz-mediador-do-conflito-no-alemao.shtml.

   Vemos que até mesmo José Junior, com as mais nobres da intenções, estava com medo dos como diz ele!? Reacionários. Quando observamos todo esse episódio no Rio de janeiro, pensamos. e os direitos deste jovens que por causa do tráfico, suas vidas foram ceifadas. Não digo  José Junior, bem encaminhado, mas esses que pegaram armas e afrontaram até mesmo os fuzileiros da Marinha Nacional. Sem direito, sem educação apropriada, sem escolha, sem vida.
   Apesar do grande pesar das vidas ceifadas e da violências necessárias, seja qual for o motivo; ou por causa da Copa, ou por que resolveram fazer o que é certo, a grande questão aqui é os direitos garantidos pela constituição, que deveriam ser iguais a todos, mas não é. Muitos não respeitam os direitos alheios. O Drogado, que é um caso de saúde pública, juntamente com traficante, caso de segurança pública, vivem a margem da sociedade. Na sua ânsia de adquirir ou vender suas drogas, não só destroem suas vidas, mas retiram o direitos dos outros cidadãos que não concordam com esse meio de vida. 
   Mas isso não é só no lado do traficante, drogado. A sociedade brasileira, em si,  vive em constante desrespeito aos direitos de cada um. Tenho direito a liberdade de expressão; mas quando uso a liberdade para ofender as pessoas, retiro o direito de bem estar de um individuo. Quando atravesso o farol vermelho, não só arrisco a minha vida, mas retiro o direito de um cidadão que poderia passar, mas abre a mão do direito, por segurança. Quando escuto a minha música no ultimo volume, as vezes estou serciando o direito do individuo de não querer escutar essa música.
   Abrimos a mão dos nossos direitos, por educação, segurança, e muitos não estão nem ai. É difícil falar de direitos iguais se não são respeitados os  direitos mas básicos. A igualdade de direitos diz; que somos todos iguais, e que devemos, como sociedade  democrático, fazer leis que garanta igualdade de direitos, para cada cidadão. Em nossa Constituição isso é regido pelo artigo 5º.,
    Um ditado diz que o meu direito acaba quando começa os direitos dos outros. Então é dever do cidadão, respeitar os direitos uns dos outros, coisas essas que os traficantes e drogados não respeitam. Mas por outros lado, eles também não tiveram todos os seus direitos garantidos, ai está a causa de tanta violência. Uma sociedade onde não são garantidos direitos básicos: A vida, a liberdade, a igualdade a segurança e a propriedade, é uma sociedade de intolerâncias, violências, e resultados de calamidades, as vezes necessárias.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário