Translate

quarta-feira, 9 de março de 2011

Manifestação democrática

Diretas Já

A democracia tem um princípio que é a base de todos os princípios democráticos, "o princípio da igualdade". Este principio é dividido em duas maneira de se expressar. Isonomia: igualdade perante a lei; e Isagoria: igualdade de palavra, ou igualdade de se pronunciar  em assembléia. Claro que o que mais ouvimos falar é isonomia. Isagoria  é algo esquecido de lado, mas no artigo quinto da Constituição do Brasil nos dá uma noção de isagoria pelo fato que direciona a liberdade de expressão. Não temos esse tipo de igualdade, dentro do congresso nos dias de hoje porque a nossa democracia não é direta, ela é representativa, ou seja, escolhemos através do voto pessoas para pronunciar em nosso lugar, que são os Vereadores, Deputados e Senadores, mas isso não nos  tira o poder de nos manifestarmos, com o intuito de modificar uma lei ou até mesmo retirar um representante, que não cumpre bem o seu papel.


Como então manifestarmos  de forma democrática, sem infringir os direitos e deveres que temos?  Uma forma é o baixo assinado. Dependendo da demografia do local onde se quer propor algo, é feito o calculo de quantas assinaturas são necessárias para que nossa proposta seja apreciada pelo congresso. A ficha limpa, foi apreciada e aprovada desta forma. Outra forma de apreciar é a passeata pacífica, que no Brasil, infelizmente, nunca termina pacificamente, primeiro porque nossa polícia é despreparada e segundo, nosso povo faz mais baderna motivada por um partido político, do que manifestar-se para o bem comum. Outra forma também interessante é o boicote que é deixarmos de comprar ou produzir algo, ou mesmo a greve.  Este mais eficaz, por que mexe com a economia do País.



Como podemos então fazer uma manifestação pacifica de forma que possamos alcançar os nossos objetivos? Por Favor meus caros amigos manifestastes, não revide a polícia. Eles não poderão matar-nos, se não revidarmos, fujam se tentarem isso. A violência tem que ser evitada. As manifestações democráticas, elas são sim, para sensibilizar as autoridades que na maioria das vezes não sabe o que fazer. Vão em frente, não parem nunca, e não revide! Conquiste os policiais para nossa causa. Se um policial se machucar, ajude-o; nós queremos paz! Respeite o trabalho do policial. Se o policial não respeitar a sua manifestação, não só a opinião pública vai contra ele como também os tribunais os condenarão. Estamos em um País democrático, e temos direito a manifestação. Por que então, uns cabeças de bagre tem que destruir prédios públicos e revidar a polícia. Não somos do mal, não precisamos disso. A unica coisa que queremos é sermos ouvidos.


    

O dia internacional da mulher, não somente é um marco para as mulheres, mas é  uma forma de protestarmos contra a falta de liberdade de expressão e reivindicarmos o direito não só das mulheres, mais de todos, o direito da palavra, "Isagoria" que temos. Parabéns as Mulheres, que a manifestação feita no dia 8 de março de 1857 que deu origem ao dia internacional das mulheres nos ensine como vivermos em democracia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário