Translate

quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Como buscar a vontade geral do povo?



Já que hoje é 7 de setembro, uma data memorável para os brasileiros, que tal refletimos sobre a vontade geral de um povo que leva várias nações a revoluções, e manifestações democráticas em todos os tipos de governos?

Antes de tudo é necessário entender o que é a Vontade Geral.  Segundo Rousseau no livro o Contrato Social, A vontade geral é exercitada pela Soberania, Sendo que o soberano é um ser coletivo que só pode ser representado por ele mesmo.

É isso mesmo, quando falamos de Vontade geral do povo, estamos falando de Soberania. Um povo sem soberania não é um povo e nunca poderá ter democracia. Rousseau Também diz, “As ordens dos chefes não possam passar por vontades gerais, contanto que o Soberano, livre para isso opor, não o faça. Em caso, do silêncio universal, deve se consultar o povo”.  O que ele que dizer com isso? Ele quer dizer que todas as ordens de um chefe devem passar pelo crivo da Soberania. Se a Soberania não conseguir elucidar as ordens deveremos consultar o povo em um referendo.

Entendo então que a vontade geral gera leis que tem por objetivo consolidar o bem comum entre todos. Mas o que é a vontade geral do povo?

A vontade geral do povo é o conjunto das vontades, debatidas e que se coincidem, formando um emaranhado de conduta moral e ética para que o povo possa possuir o bem comum. A carta magna, ou a constituição de um País, que tem por objetivo refletir a Vontade Geral. Por isso os magistrados, e legisladores a consultam para entender qual é a vontade geral do povo. A dificuldade é que a constituição, nem sempre reflete a vontade do povo, por falta de mecanismos que a ajudem para não ser atacada por reformas constitucionais, que privilegia um grupo o outro por vontades particulares; retirando toda a essência desta carta. É o que poderá acontece com a constituição do Brasil que já tem 66 emendas. Ou a constituição foi mal elaborada e necessita realmente de reformas,ou a vontade geral está evoluindo, ou os interesses particulares estão prevalecendo sobre Vontade Geral.     

Um legislador tem que ficar atento a isso, qual é a vontade geral? Existem muitos interesses, de vários partidos, de empresários, de ONGs, de comunidades, que exigem dos magistrados, soluções para questões de ordem pública que privilegia um grupo ou outro. O que o legislador tem então que elucidar. Ele tem que buscar a vontade geral de todos.

Um exemplo interessante é o projeto de lei para a criminalização da homofobia. Existem muitos interesses sobre isso, e gera muitos conflitos de interesses. Qual é a vontade geral? Essa é uma pergunta que minimiza os conflitos. A Divergência é que temos uma classe de pessoas que está sendo descriminada, que é minoria. E outra que não concorda com a conduta deste grupo que é maioria. A falta de respeito de alguns grupos leva a pontos extremos como a violência. Então se conclui que o ponto culminante, onde todos se concordam é que não se deve haver a violência. A violência deve ser combatida em todas as instâncias. É necessário o legislador se fixar nisso por que é ai que está à vontade geral, no combate a violência.

O primeiro princípio do comportamento democrático, diz que devemos buscar a vontade geral e nunca a particular. A vontade particular é fácil distinguir. Quando uma lei privilegia um grupo, sem uma explicação justa, essa lei não reflete a Vontade geral. Por exemplo, por que alguns têm foro privilegiado e outro não? Sendo que a vontade geral é direitos iguais para todos? Sempre quando um grupo outro é privilegiado com direitos a mais que os outros, sendo maioria ou não, o que temos: “A formação de super cidadãos”.  O super cidadão tem direitos a mais. E será isso a vontade geral. Uns podem dizer – “estou dentro da lei” – Será essa lei justa? Ela está refletindo a vontade geral? Ou foi utilizado de mecanismos ludibriadores para enganar o povo?

Brasil!...  Devemos tomar cuidado com isso. E escolher bem os nossos legisladores.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário