Translate

quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

Arma para quê?

Dilma veta integralmente projeto sobre porte de arma

Proposta permitia agentes e guardas prisionais usarem armas mesmo fora de serviço; presidente também vetou alteração em Código de Trânsito


















fonte da imagem: http://veja.abril.com.br/noticia/brasil/dilma-veta-projeto-que-trata-de-porte-de-arma.

Na estação do metro onde trabalho, um rapaz pede-me ajuda. Ele me conta que nas proximidades da estação  foi assaltado. Apesar de não ter porte de arma, mas pertencia ao um clube de tiro, caminhando, armado com o seu calibre trinta e oito, de repente , detrás de um carro sai abordando-o um homem armado. Ao tentar sacar sua arma, já não dava mais tempo. A arma do bandido estava apontada para a sua cabeça, reagir não seria viável no momento. O famigerado bandido, além de levar sua carteira, levou também sua arma. 

Neste caso, em especial, estar armado não adiantou muito, a não ser para alimentar o mercado negro de armas. Um revolver, não é uma arma de defesa. é uma arma de ataque somente. Qualquer tipo de revolver, espingarda, ou similares, tem por objetivo, a intimidação. Até mesmo na mão de um policial, ela é uma tentativa de intimidar os desrespeitosos. 

Quando teve no Brasil o referendo, o objetivo de proibirem o porte, apesar de terem feito um péssima campanha, não era para resolver o problema de contrabando de armas, ou retirar do bandido o poder de fogo que ele já tem. Mas o objetivo único era prevenirmos  as mortes banais com arma de fogo. Diminuir os crimes culposos como: "Homem de bem mata sem querer alguém. Criança mata amiguinho, brincando com a arma do pai. Bêbado sem querer mata mulher e filhos. "

O desarmamento da população não resolve os crimes dolosos. quando o indivíduo tem a intenção de matar. O indivíduo quando quer matar. Não adianta intimidar, porque ele nunca desistirá, ele resistirá.  Intimidamos hoje, amanhã ele vem com outro artifício. Então a única maneira de resolver é mata-lo. E matá-lo mesmo. Não adianta só ferir ou aleijar. por que a vingança ela é um prato que se come frio. O doloso planeja, faz emboscada, e pode saber que estamos armados. Será que somos rápidos o bastante. para mata-lo? É um risco. Bandido de verdade são ousados, peita a própria polícia. Vão nas delegacias e roubam as armas. O que nós podemos fazer contra esses indivíduos. 

Quem quer matar, mata e pronto, e se soubermos que estamos armados, pior: seus objetivo é nossa arma. A questão é como desarmar o doloso. Como impedir que ele tenha acesso a arma de fogo. E também se ele não tiver acesso a arma de fogo, achará um outro tipo de arma. A criatividade humana é incrível. Mas o que realmente atrapalha nós brasileiro de formar uma sociedade civilizada é a falta de fiscalização. Por quê? Por que a nossa cultura é deturpada, pelo jeitinho brasileiro, e a ideia de levar vantagem em tudo. Isso gera corrupção! A corrupção faz com que necessitemos de muito mas fiscalização, que é corruptível. Como então combater o contrabando de armas e o comércio ilegal? 

Antes de facilitar o comércio e o porte de armas, o Estado tem de fiscalizar,  acabar com a corrupção, e combater o comércio ilegal e o contrabando de armas de fogo. São três coisas simples que infelizmente se torna complicado. Por quê? Por causa da corrupção, o grande mal da humanidade. 

Como acabar com a corrupção? Não é simples, A cultura corrupta do brasileiro, não ajuda nenhum pouco. Por isso a educação é a chave de longo prazo para resolvermos o problema. No curto prazo, é nos policiarmos e nos educarmos a nós mesmos, para mudar nossa cultura do jeitinhos e vantagens.  Se não vamos nos matar com armas legais ou ilegais e que vença o mais forte. Deixaremos de ser civilizados, se é que não já deixamos em algumas instâncias.

Além disso, violência gera violência. Se eu matar o bandido, o amigo do bandido me mata, e o meu parente mata o amigo do bandido, e isso se torna o circulo de morte que não acaba mais. 

A violência tem que acabar. Como? Não sendo eu, como bandido. Não devemos agir como bandido. Quem precisa de arma é bandido, por que ele é que é o fora da lei. Nós, pessoas de bem, precisamos de justiça. A vingança é para os tolos que não tem noção de sociedade. 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário